por Dra. Giovanna Guarinello | 21/05/2021 em Varizes

5 mitos e verdades sobre as úlceras nas pernas.

Úlceras nas pernas são lesões relacionadas à presença de varizes e insuficiência das veias no processo de retorno do sangue ao coração (estase ou estagnação do sangue). Quando a pessoa é acometida com essa condição, qualquer pequeno trauma pode resultar em uma ferida e posteriormente evoluir para uma condição crônica chamada úlcera flebostática, úlcera varicosa ou úlcera nas pernas.

Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas que aparecem em meu consultório e redes sociais. Confira 5 mitos e verdades sobre as úlceras nas pernas:

MITO – As úlceras venosas nas pernas sempre causam dor.

VERDADE – a grande maioria dos pacientes pode apresentar algum desconforto na região das úlceras, principalmente após a manipulação. Porém, em geral, a dor não é intensa e quando está estiver presente precisamos avaliar quadros associados, principalmente de infecção. 

MITO – Para ser classificada como úlcera de perna, uma ferida deve estar presente por pelo menos 6 semanas antes de iniciar tratamento.

VERDADE – já no aparecimento da úlcera o paciente já pode e deve ser avaliado para o tratamento. O tratamento imediato de uma pequena ferida pode prevenir o desenvolvimento da úlcera, reduzindo complicações futuras para o paciente.

MITO – Se uma ferida está cicatrizando, a pele ao redor não requer tratamento.

VERDADE – Os resultados associados à compressão são melhores quando a pele ao redor também for tratada com eficácia (incluindo a remoção segura da hiperceratose – o engrossamento da queratina na epiderme) assim como a hidratação constante.

MITO – uma vez que a úlcera estiver cicatrizada o tratamento está finalizado. 

VERDADE – a grande maioria dos pacientes apresenta recorrência das úlceras e por isso o acompanhamento e tratamento constante da circulação são essenciais.

MITO – O tratamento das feridas deve ser feito deve ser feito com cirurgia ou compressão.

VERDADE – Existem muitas opções de tratamento para cicatrização das feridas entre eles a cirurgia de varizes, a espuma e as terapias compressivas. A maioria dos pacientes necessitará de uma combinação de compressão + tratamento das varizes.

Se você tem alguma dúvida adicional, mande a sua dúvida através das minhas redes sociais. É só clicar nos links abaixo, à direita, no rodapé da página.

Sou a Dra. Giovanna Guarinello, cirurgiã vascular em Curitiba-PR. Para marcar consulta, ligue ou mande um Whats para (41) 99152-2071.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Marque a sua consulta

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.