O salto alto é um item indispensável para algumas mulheres. Mas, com o uso dele, surge uma dúvida: ele pode causar varizes? E este é o assunto do post de hoje.
Como ocorrem as varizes?
Primeiramente, precisamos entender como as varizes surgem. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, as varizes são uma alteração funcional da circulação venosa do organismo.
Ou seja, o sangue não circula adequadamente pelas veias do corpo. Desse modo, se concentram nos membros inferiores, esse acúmulo faz com que os vasos da região fiquem distorcidos e inchados. Contudo, o salto alto não causa varizes. Isso é um mito.
Causas das varizes
Apesar do inimigo das varizes não ser o salto alto, há outras causas mais comuns para o surgimento das varizes como:
- Gênero
No caso das varizes, as mulheres estão mais propensas a desenvolver a doença. As varizes são 8x mais comuns nas mulheres do que nos homens, principalmente nas idades mais jovens, com o passar dos anos essa relação diminui para 1,5x.
- Idade
A idade é outro fator de risco que ocasiona as varizes. Isso porque com o passar do tempo, nós vamos perdendo o colágeno de forma natural. E com isso, as paredes das veias ficam mais frágeis, tornando mais fácil a sua dilatação.
- Sedentarismo
Quanto mais praticamos atividade física, mais fazemos nosso sangue circular e evitamos a dilatação das veias. Quanto mais ficamos parados, o risco de varizes é maior.
- Obesidade
O excesso de gordura prejudica o bom funcionamento das veias, ocasionando as varizes.
- Ficar muito tempo na mesma posição
Ficar muito tempo em pé ou sentado faz com que o sangue se acumule nas pernas. Desse modo, profissionais que precisam ficar de pé o tempo todo, devem se atentar.
- Hereditariedade
Esse fator é um dos principais, quem tem pais com varizes pode ter 90% de chance de ter elas também. Nesses casos, o tratamento e diagnóstico precoce são de grande importância.
Portanto, não é usando um salto alto de vez em quando que você terá varizes. Há muitos outros fatores que contribuem para que a doença se manifeste.
O que dizem os estudos?
Apesar das constantes perguntas sobre o uso do salto alto no meu consultório e na internet em geral, não há muitos estudos científicos sobre o tema.
Publicado em 2006, um estudo feito por pesquisadores brasileiros mostrou que andar com salto alto pode ser bom para a saúde! Feito com 10 mulheres que andavam em esteiras, ele concluiu que o salto alto aumenta o desequilíbrio entre a pressão exercida pela musculatura, que tem como resultado uma pressão venosa menor.
Já outro estudo, publicado em 2012, também feito por cientistas brasileiros, mostra que o uso do salto alto faz mal à circulação de sangue venoso nas pernas. 30 mulheres participaram da pesquisa, em que foram medida as pressões da musculatura da panturrilha e do sangue nas veias das pernas.
Elas usavam saltos de diferentes tamanhos e algumas ficaram descalças, enquanto faziam exercício de ficar na ponta do pé. As principais mudanças foram nas que ficaram de salto stiletto (7 cm) e plataforma (7 cm).
Logo, não podemos concluir se o salto alto é um vilão no caso das varizes. Mas, podemos entrar em consenso, admitindo que sim, em alguns casos, ele pode prejudicar.
Moderação é a resposta
Agora já sabemos que o salto alto não é o grande fator de risco para as varizes. Porém, também entendemos que usá-lo durante muito tempo pode trazer dificuldades para a circulação do sangue.
Assim, pode acabar causando desconforto, dores e inchaço, o que piora as varizes. Por isso, não devemos arriscar nossa saúde e sempre preferir optar pela moderação.
Já que o uso prolongado do salto alto pode causar desconfortos, porque não moderar? A minha dica é preferir os saltos médios, pois permitem a contração da musculatura da panturrilha quando caminhamos. Assim, não descemos do salto, temos mais conforto e saúde em nosso dia-a-dia.
Quer saber mais sobre as doenças vasculares? Acesse outros conteúdos no meu blog e me acompanhe nas redes sociais. Até a próxima, pessoal!