Cirurgia Vascular e Tratamentos para Úlceras nas Pernas
Também chamada de úlcera flebostática, úlcera varicosa ou estase, a úlcera nas pernas é a principal causa de feridas nos membros inferiores. Cerca de 73% das úlceras de perna são de origem venosa e podem aparecer por varizes não tratadas ou até mesmo como sequelas de uma trombose venosa profunda prévia. As lesões acontecem geralmente nos tornozelos ou terço inferior das pernas e pés e são causadas por problemas na circulação de retorno das pernas - toda a circulação sanguínea de retorno ao coração é feita pelas veias. A doença ocasiona perda parcial da capacidade funcional do membro afetado e afeta muito a vida produtiva dos pacientes.
Tratamentos
Cuidados com a ferida são fundamentais. Elevar as pernas também alivia os sintomas. Enquanto não houver melhora do retorno de sangue, evitando seu acúmulo nas pernas, a úlcera não cicatrizará, por isso é importante avaliação de um Cirurgião Vascular para entender qual melhor opção de tratamento para cada caso.
Dependendo do fator que desencadeou a doença é necessário realizar compressão das pernas com uso de meias elásticas, faixas elásticas/inelásticas ou Bota de Unna. Outros casos podem ser melhorados com o tratamento das varizes através do tratamento com espuma e Termoablação.