Não importa se a viagem for de curta distância aqui para o litoral do estado, ou de longa distância pelos lugares incríveis do Brasil ou fora do país: viajar é sempre uma delícia!
Acontece que quando passamos muito tempo dentro do carro, ônibus ou avião podemos desenvolver a trombose venosa. Ela ocorre devido ao longo período que ficamos parados na mesma posição, pois dificulta a circulação sanguínea, com possibilidade de entupir alguma veia.
Os sintomas da trombose são:
- Dores na batata da perna;
- Vermelhidão;
- Aumento de temperatura na região;
- Inchaço. Em alguns casos uma perna pode ficar maior do que a outra.
Por que devemos nos atentar e tomar cuidados durante uma longa viagem?
Muitas vezes a trombose é silenciosa e pode levar a embolia pulmonar, ou seja, é quando um coágulo da perna se solta e chega até os pulmões, podendo levar o indivíduo a uma fatalidade.
Não estou trazendo este conteúdo para assustar você em suas próximas viagens, mas sim para passar algumas dicas para que você tire o melhor proveito desse momento tão incrível que é viajar. Primeiramente, qualquer viagem acima de duas horas merece nossa atenção. Portanto:
- Beba bastante água, antes, durante e após as horas de estrada/avião;
- Evite bebidas alcoólicas antes e durante;
- Aposte nas meias elásticas de compressão para facilitar a circulação sanguínea – Consulte um Cirurgião Vascular para saber qual é a ideal para você;
- Procure caminhar a cada duas horas. Se a sua viagem for de avião ou ônibus, prefira os assentos do corredor e faça caminhadas sempre que possível. Se for de carro, faça paradas estratégicas, desça do carro e faça uma caminhada para ativar sua circulação;
- Evite tomar remédios para dormir, pois os mesmos podem fazer com que você fique apenas sentado na mesma posição.
Mas a dica mais valiosa de todas é:
Sempre visite um Médico Angiologista antes de fazer uma viagem longa, principalmente se você já tem predisposição como, histórico familiar de trombose, obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão e tabagismo.