Para algumas pessoas as varizes e vasinhos são uma preocupação somente estética, para outras causam dor, desconforto e pode até mesmo evoluir para complicações como tromboflebite (inflamação das varizes), sangramento das varizes, mais conhecida como varicorragia ou até mesmo alterações de pele como manchas e úlcera varicosa.
Os dois motivos são válidos para se sentir incomodada e buscar tratamento com um Médico Angiologista.
Antes de falar sobre o tratamento, acho interessante explicar o que são as varizes e quais as causas.
As varizes são veias dilatadas e tortuosas que ocorrem na parte mais superficial da pele. Importante ressaltar que qualquer veia pode ficar varicosa, porém é mais comum que isso ocorra nas pernas, afinal ficar por muito tempo em pé parado ou sentado aumenta a pressão nas veias da região inferior.
Vamos pensar assim: temos presente em nosso corpo uma bomba sanguínea, o coração, que bombeia sangue para todos os tecidos. As veias são responsáveis por retornar este sangue para o pulmão e depois para o coração, porém nas pernas, elas trabalham contra a gravidade. Nosso corpo possui válvulas para enviar o sangue novamente para o coração, mas se ficarmos muito tempo de pé ou sentados sem fazer movimento, a tendência é que esse sangue fique parado em nossas pernas, aumentando a pressão de sangue e consequentemente dilatando as veias. É aí que começa o processo de desenvolvimento de varizes.
Principais fatores que causam varizes
1 – Gênero feminino
Sim mulherada, as varizes são 8x mais comuns nas mulheres do que nos homens, principalmente nas idades mais jovens, com o passar dos anos essa relação diminui para 1,5x.
2 – Idade
Conforme os anos vão chegando, vamos perdendo o colágeno naturalmente e as paredes das veias não saem ilesas, desta forma suas paredes ficam mais frágeis, facilitando sua dilatação.
3 – Sedentarismo
Além das válvulas que empurram o sangue para o coração, nosso corpo tem mais dois mecanismos: bomba da panturrilha e bomba plantar. Elas provocam o bombeamento do sangue para o coração à medida que nos movemos, ou seja, quanto mais praticamos atividade física, mais fazemos nosso sangue circular e evitamos a dilatação das veias.
4 – Obesidade
O excesso de gordura prejudica o bom funcionamento das veias.
5 – Ficar muito tempo na mesma posição
Ficar muito tempo em pé ou sentado faz com que o sangue se acumule nas pernas, essa informação é extremamente importante para determinadas profissões como Professores
6 – Hereditariedade
Infelizmente, este é um fator muito importante e que não podemos alterar, quando ambos os pais apresentam varizes, a chance do filho desenvolver é de 90%, nesses casos, o tratamento e diagnóstico precoce são de grande importância.
Tratamentos
Cada paciente é único e cada caso é diferente. Primeiramente é necessário que o paciente agende uma consulta com um Médico Angiologista, seu tratamento pode variar de acordo com a gravidade do caso.
Os pacientes podem ser orientados a mudar a alimentação, realizar atividades físicas, emagrecer, elevar as pernas sempre que possível e utilizar meias de compressão.
Além disso, pode ser necessário recorrer a tratamentos como escleroterapia, aplicação de espuma, microcirurgia ou até mesmo cirurgia.
Vale ressaltar que para evitar o aparecimento e/ou agravamento de varizes é importante manter uma rotina saudável com atividades físicas, alimentação saudável e visitas frequentes ao Médico Angiologista.