Ah, o verão! Dias mais longos, altas temperaturas, roupas mais frescas e gente mais feliz. Que época deliciosa! Motivos para amar temos muitos, assim como para redobrar alguns cuidados.
Você já deve estar careca de saber que nesta época do ano precisamos cuidar com a alta exposição solar e os danos que nossa pele pode sofrer. Mas o que eu quero falar com você hoje é sobre os problemas circulatórios que poderão surgir por conta das altas temperaturas.
Você já percebeu que nos dias mais quentes suas mãos e pés incham de forma que você pode sentir desconforto e até mesmo dor ao tentar mexer os dedos?
Também já notou como suas pernas ficam bem mais cansadas, pesadas e por vezes até mais duras?
E, quem já sofre com as varizes também conseguem perceber que os sintomas se acentuam nesse período do ano.
O que acontece é o seguinte, por conta das altas temperaturas nossos vasos sanguíneos se dilatam, acarretando acúmulo de sangue e dificuldade de drenagem do mesmo assim como diminuição da drenagem dos líquidos pelos vasos linfáticos, por isso o corpo incha tanto.
Por vezes pode ser apenas um incômodo, mas se não tomar as providências necessárias, pode haver um agravamento maior do que desconforto físico, tais como:
- Microfissuras na pele, que abre portas para entrada de bactérias (Erisipela)
- Aos diabéticos que não estão com a glicemia controlada pode desencadear complicações do pé diabético;
- Aumento e agravamento de varizes.
Há algumas atitudes que você pode tomar para ajudar seu sistema circulatório a funcionar melhor e aproveitar muito essa estação maravilhosa.
- Beba muita água, mantenha seu corpo hidratado;
- Diminua o sal e não exagere no álcool, afinal essa é uma dupla que é fã em reter líquidos em nosso corpo;
- Se alimente bem e de preferência a alimentos naturais e leves;
- Se movimente, faça atividades físicas – nos horário frescos – ajude seu corpo a bombear sangue;
- Caso sinta as pernas inchadas, deite em um lugar confortável e erga as pernas;
- Faça uma consulta com um Angiologista e verifique como está a saúde do seu sistema circulatório. Essa dica deve ser levada muito a sério principalmente se você já possui problemas circulatórios.
Cuidados providenciados, agora é só curtir o que nos resta de verão!