por Dra. Giovanna Guarinello | 25/05/2021 em Varizes

Como prevenir varizes e veias varicosas.

As veias transportam o nosso sangue em direção ao coração. Elas possuem válvulas que permite com que o sangue “suba” e impedem que o mesmo, pela gravidade, “desça”. Agora imagine o que acontece quando essas válvulas estão doentes. O sangue que deveria apenas subir (ir dos pés até o pulmão e coração) acaba “subindo e descendo”.

Uma vez que as veias são vasos com grande potencial de se dilatar, o acúmulo constante de sangue nessas veias doentes acaba ocasionando sua dilatação assim como tortuosidades. Essas veias, dilatadas e tortuosas são o que chamamos de varizes.

Existe alguma maneira de prevenir varizes?

Mudanças simples no estilo de vida podem ajudar as pessoas afetadas a controlar a doença. Aqui estão cinco recomendações para aumentar o fluxo sanguíneo nas pernas e promover a saúde das veias em curto, médio e longo prazo.

  1. Faça exercícios regularmente.
    Os músculos das pernas são os maiores aliados de quem tem varizes. Isso porque eles ajudam (e muito!) as suas veias a levar o sangue ao coração. Toda vez que contraímos a musculatura da panturrilha (como caminhar, correr, na musculação) estamos auxiliando nosso retorno de sangue, uma vez que a contração dessa musculatura ajuda a “empurrar” o sangue na direção correta. Não é à toa que a panturrilha é conhecida como nosso segundo coração.
  2. Ajuste a sua dieta e não fique acima do peso.
    Quem tem sobrepeso ou obesidade acaba colocando mais pressão nas pernas. Há muitos benefícios em perder peso além de ajudar com as veias varicosas, por isso faça alguns ajustes como trocar a farinha branca e o arroz branco por integrais, por exemplo. Ou os doces pelas frutas. São hábitos saudáveis que também reduzem o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2.
  3. Evite ficar em pé ou sentado por muito tempo.
    Quem trabalha sentado corre maior risco de desenvolver veias varicosas. Lembre-se de fazer uma pausa pelo menos a cada meia hora, levantar e caminhar um pouco, mesmo que seja por apenas alguns minutos. Isso força os músculos da perna a mover o sangue em direção ao coração. Caso o seu trabalho exija que você fique em pé por longos períodos, tente fazer um intervalo semelhante, mas para o processo inverso: sentar um pouco.
  4. Não use roupas muito justas com frequência.
    Roupas justas podem colocar pressão adicional em suas pernas e nos locais errados, dificultando o fluxo do sangue e piorando a situação das veias varicosas.
  5. Coloque os pés para cima de vez em quando.
    Sempre que possível, coloque os pés em uma cadeira ou apoiados na parede, de forma que o sangue possa fluir de volta para o coração. Isso é particularmente importante se você trabalha em pé ou sentado por longos períodos.

A Dra. Giovanna Guarinello é Cirurgiã Vascular especialista no tratamento de varizes e veias varicosas. Para marcar consulta pelo WhatsApp, anote o número: (41) 99152-2071.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Marque a sua consulta

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.