Hipertensão é uma doença caracterizada pela elevação constante do nível da pressão arterial. Apesar de não ser tratada pela Cirurgia Vascular, abordo essa questão em meu blog para auxiliar na conscientização, prevenção e controle desse problema que afeta 60% dos idosos no país.
A hipertensão arterial pode levar a complicações sérias e aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames, por isso representa uma das maiores preocupações da Organização Mundial da Saúde em todo o mundo. Dessa forma, o dia 17 de Maio foi escolhido para a estimular o diagnóstico preventivo da doença.
Entenda a pressão arterial.
Pressão arterial é definida como a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos. Essa pressão depende do trabalho feito pelo coração e da resistência dos vasos sanguíneos. A pressão arterial normal é 120/80 mm de mercúrio (mm Hg), mas a hipertensão é caracterizada por ser maior do que 140/90 mm Hg.
A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre isso significa o uso contínuo de medicamentos: mudar o estilo de vida é fundamental para lidar com a doença.
Causas e sintomas da hipertensão.
Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão, assim como o consumo exagerado de sal.
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem aparecer como sintomas. Mas fica o alerta: a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.
Tratamento e cuidados após o diagnóstico.
- Manter o peso ideal.
- Não abusar do sal, evitando alimentos industrializados e ultraprocessados.
- Fazer atividades físicas.
- Não fumar ou abandonar o tabaco.
- Moderar o consumo de álcool e evitar alimentos gordurosos.
E, finalmente, aproveitar a vida e reduzir os fatores de stress! Cuide-se bem!