por Dra. Giovanna Guarinello | 17/05/2021 em Cirurgia Vascular

Dia Mundial da Hipertensão Arterial.

Hipertensão é uma doença caracterizada pela elevação constante do nível da pressão arterial. Apesar de não ser tratada pela Cirurgia Vascular, abordo essa questão em meu blog para auxiliar na conscientização, prevenção e controle desse problema que afeta 60% dos idosos no país.

A hipertensão arterial pode levar a complicações sérias e aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames, por isso representa uma das maiores preocupações da Organização Mundial da Saúde em todo o mundo. Dessa forma, o dia 17 de Maio foi escolhido para a estimular o diagnóstico preventivo da doença.

Entenda a pressão arterial.

Pressão arterial é definida como a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos. Essa pressão depende do trabalho feito pelo coração e da resistência dos vasos sanguíneos. A pressão arterial normal é 120/80 mm de mercúrio (mm Hg), mas a hipertensão é caracterizada por ser maior do que 140/90 mm Hg.

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre isso significa o uso contínuo de medicamentos: mudar o estilo de vida é fundamental para lidar com a doença.

Causas e sintomas da hipertensão.

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão, assim como o consumo exagerado de sal.

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem aparecer como sintomas. Mas fica o alerta: a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico.

  • Manter o peso ideal.
  • Não abusar do sal, evitando alimentos industrializados e ultraprocessados.
  • Fazer atividades físicas.
  • Não fumar ou abandonar o tabaco.
  • Moderar o consumo de álcool e evitar alimentos gordurosos.

E, finalmente, aproveitar a vida e reduzir os fatores de stress! Cuide-se bem!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Marque a sua consulta

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.