O Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado neste 8 de Abril, é uma data criada para conscientizar as pessoas a reduzirem os fatores de risco sociais e ambientais para o câncer, capacitando as pessoas a fazerem escolhas saudáveis, além incentivar o diagnóstico precoce, reduzindo significativamente a mortalidade pela doença.
Do ponto de vista da minha especialidade, a Cirurgia Vascular, o câncer é um complicador grave para a circulação, aumentando o risco da formação de coágulos e, consequentemente, de embolia pulmonar, entre outros problemas.
Diagnóstico e tratamento: um direito de todos.
A Declaração Mundial do Câncer prevê que os sistemas de saúde serão reforçados para garantir tratamento a todas as pessoas que dele precisarem, em qualquer idade, incluindo o acesso ao diagnóstico preciso, o tratamento de qualidade (cirurgia, radioterapia, quimioterapia, incluindo medicamentos e tecnologia essenciais), reabilitação e cuidados paliativos (controle da dor e apoio psicológico). É direito de todos terem acesso a tratamento de câncer eficaz e de qualidade, com serviços em condições de igualdade, independentemente do local de moradia e condições econômicas.
A doença no Brasil.
Os tipos de câncer mais comuns no país são os de pele, pulmão, mama, estômago, colo uterino e próstata. O tratamento de câncer pode ser feito através de cirurgia, da radioterapia, da quimioterapia e do transplante de medula óssea, em muitos casos essas modalidades devem ser combinadas. Esse dia foi criado para ampliar o conhecimento popular sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.
Dicas de prevenção do câncer.
Entre os hábitos recomendáveis para evitar a doença, os mais importantes são: praticar exercícios, não fumar, limitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável. São fatores que podem reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%.
Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Dê preferência às gorduras de origem vegetal e evite gorduras ultraprocessadas como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.
Siga essas dicas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e lembre-se: o primeiro passo é sempre a prevenção. Mantenha seu check-up sempre em dia e cuide-se bem. Essa é a recomendação da Dra. Giovanna Guarinello, Cirurgiã Vascular em Curitiba-PR.