por Dra. Giovanna Guarinello | 02/04/2021 em Varizes

Existe remédio para varizes?

Muitas pessoas que me procuram têm a seguinte dúvida: existe remédio para as varizes? A resposta que procuro dar a meus pacientes é: existe tratamento!

Como as varizes podem ser tratadas.

O tratamento sempre vai depender da quantidade de varizes, do tipo de veia e principalmente das expectativas do paciente.  Existem diversos caminhos para solucionar os problemas trazidos pelas varizes. A escolha ideal para cada caso irá depender do resultado de alguns exames, a condição física e o histórico do paciente. É sempre importante lembrarmos que apesar do tratamento a doença ainda não tem cura. Mesmo procedimentos que retirem todas as veias doentes, com o tempo e principalmente se não houver PREVENÇÃO, as veias que após o procedimento estão saudáveis podem sim vir a ficarem doentes e isso se deve ao principal fator responsável pela doença – a genética. Até os dias atuais não temos uma forma de alterar o gene responsável por deixar essas veias doentes.

De qualquer forma, alguns hábitos são recomendados para todos que sofrem de varizes ou qualquer grau de doença venosa: praticar atividade física regularmente, evitar ficar em pé por longos períodos de tempo e elevar as pernas nos momentos de descanso.

Vamos então conhecer alguns modos de tratamento?

Meias de compressão

Meias de compressão são projetadas para comprimir as pernas de forma contínua, auxiliando a circulação dos membros inferiores para a parte superior do corpo. As meias de compressão não são recomendadas para todos. Antes do uso é preciso realizar uma consulta médica com um Cirurgião Vascular, tanto para avaliar se o seu caso tem indicação quanto para avaliarmos juntos qual a meia ideal.

Ablação térmica endovenosa

A ablação térmica endovenosa utiliza a tecnologia das ondas de rádio de alta frequência (ablação por radiofrequência) ou do laser (tratamento a laser endovenoso) para selar as veias afetadas. É uma das primeiras e mais eficazes soluções contra o refluxo da veia safena, que pode ser o responsável pelas varizes.

Escleroterapia com espuma

Também outra forma de impedir a passagem de sangue por essa veia doente, o tratamento com espuma pode ser um aliado ao tratamento das varizes.

Cirurgia

O procedimento cirúrgico pode ser recomendado pelo especialista vascular em alguns casos e também apresenta bons resultados.

Medicamentos flebotômicos

Infelizmente ainda não temos nenhuma medicação seja ela em forma de comprimido ou creme que tenha o potenciar de ‘’desfazer ‘’as varizes ou até mesmo de evitar seu aparecimento. Existem algumas medicações que podem ser utilizadas como tratamento complementar para melhora dos sintomas de dor, peso e câimbra, porém como dito, elas não têm o proposito de eliminar as varizes.

Sobrou alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da angiologista e cirurgiã vascular Dra. Giovanna Guarinello pelo Whats para (41) 99152-2071. Será um prazer esclarecer qualquer questão que envolva o tema varizes.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Marque a sua consulta

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.