por Dra. Giovanna Guarinello | 20/04/2021 em Varizes

Mitos e verdades sobre varizes e veias varicosas.

As veias varicosas são veias superficiais dilatadas dos membros inferiores. As veias varicosas são tipicamente assintomáticas, mas podem desencadear uma sensação de pressão, dor, hiperestesia ou queimação nas pernas. Quando as veias das pernas se tornam incapazes de levar o sangue ao coração, a circulação é comprometida e ocorrem as varizes.

As varizes precisam de tratamento adequado e existem muitos mitos associados a essa doença. Hoje, vamos esclarecer alguns deles para vocês.  

3 mitos e 1 verdade sobre varizes e veias varicosas.

MITO – Correr ou ter atividade física pesada causa varizes.

O exercício físico faz bem para a circulação e pode até prevenir ou diminuir a formação de varizes. Para os corredores que não tiveram suas veias varicosas tratadas, as meias de compressão podem ajudar a evitar que o sangue se acumule na parte inferior das pernas durante a prática de exercícios.

MITO – Varizes só aparecem nas mulheres.

As varizes são mais comuns nas mulheres, mas é um problema que também acomete os homens. Aproximadamente 25% das mulheres adultas têm veias varicosas visíveis, contra uma média de 10 a 15% dos homens.

MITO – Não adianta fazer tratamento, pois as varizes acabam voltando.

Como explicado no post [https://giovannaguarinello.com.br/tratamento-de-varizes-em-curitiba/], existe medicamentos para varizes), mas as veias doentes realmente não têm cura. O tratamento tem como propósito retirar as veias que estão doentes, porém novas veias podem (principalmente se não houverem os cuidados usuais) ficar doentes. O principal objetivo do tratamento consiste em evitar as complicações da doença como flebites, sangramentos, manchas e úlceras.

VERDADE – Existem várias formas de tratamento para varizes.

Felizmente, sim. Dependendo de cada caso, de cada diagnóstico, o cirurgião vascular irá recomendar a melhor opção para você. Às vezes basta uma mudança de hábitos com controle de dieta e prática de exercícios específicos. Outros casos demandam procedimentos específicos como a escleroterapia, por exemplo. Ou ainda cirúrgicos, como a cirurgia convencional ou a termoablação a laser.

Se você tiver alguma dúvida relacionada às varizes ou veias varicosas, mande uma mensagem e iremos respondê-la aqui mesmo em nosso blog.

A Dra. Giovanna Guarinello está disponível para tratamento de varizes: ligue ou mande um Whats para (41) 99152-2071 e marque sua consulta.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Marque a sua consulta

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.