Quem tem diabetes pode desenvolver feridas nos pés. Essas úlceras caracterizam um dos achados do que chamamos de pé diabético. Como a úlcera é uma ferida aberta, caso não cicatrize, o risco de infecção é alto.
O diabetes também está associado à redução do fluxo sanguíneo nas pernas e pés. Essa condição contribui para aumentar o tempo que demora para a ferida cicatrizar, de modo que, quando uma úlcera se desenvolve, pode levar semanas ou até meses para cicatrizar completamente.
Dicas para prevenir a infeção do pé diabético.
Portanto, para prevenir a infecção, é importante manter a taxa glicêmica sobre controle e cuidar bem dos pés. E seguir algumas dicas simples, mais muito eficazes, que separamos especialmente para você:
- Lave os pés diariamente e seque com cuidado, sem esquecer do espaço entre os dedos.
- Confira seus pés todos os dias e fique atento a sinais como vermelhidão, dor, bolhas, cortes, arranhões ou qualquer tipo de ferida.
- Use sapatos confortáveis, preferencialmente sem costuras por dentro.
- Use hidratantes para evitar que sua pele fique seca, com rachaduras ou calos.
- Nunca queira remover ou tratar dos calos sozinho, seja com instrumentos pontiagudos ou produtos químicos ou cosméticos inadequados.
- Ao tomar banho, evite temperaturas muito quentes ou frias.
- Monitore sempre os níveis de açúcar no sangue.
- Visite o seu médico regularmente.
- Invista seu tempo e esforço na perda de peso.
A Dra. Giovanna Guarinello é especialista em Pé Diabético em Curitiba-PR. Para marcar uma consulta, ligue ou mandar um Whats para (41) 99152-2071.