por Dra. Giovanna Guarinello | 16/04/2021 em Trombose

A gravidez aumenta a chance de trombose?

A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença grave em que se forma um coágulo no interior de uma veia profunda do corpo, geralmente em alguma parte da perna: panturrilha – batata da perna – ou nas coxas. Se o coágulo se dispersar na corrente sanguínea, pode bloquear um dos vasos sanguíneos dos pulmões. Isso é chamado de embolia pulmonar e precisa de tratamento de emergência, pois é potencialmente mortal.

Ficar grávida influencia na possibilidade de desenvolver trombose?

Mulheres grávidas e até 6 semanas após o parto, têm maior probabilidade de desenvolver TVP do que mulheres não gestantes. A chance é 5 a 6 vezes maior, pois nesse período acontecem transformações no organismo que contribuem para essa situação:

  • Alterações na circulação sanguínea.
  • Mudanças na constituição do sangue.
  • Integridade comprometida de alguns vasos sanguíneos.

A trombose na gestação também pode resultar de alterações na circulação sanguínea normal nos membros inferiores, causada pela dificuldade do fluxo venoso pelo crescimento do útero. 

Sinais e tratamentos da trombose durante gravidez.

Durante a gravidez, é comum sentir inchaço ou desconforto nas pernas, portanto isso não é necessariamente um sinal que existe algo de errado no organismo da gestante. Atenção para alguns fatores de risco adicionais: idade avançada, histórico de trombose ou veias varicosas, obesidade, tabagismo.

Se você desenvolver TVP durante a gravidez, provavelmente precisará de injeções de heparina, um medicamento que impede que o coágulo sanguíneo fique maior, permitindo que o seu organismo possa dissolvê-lo. A droga não afeta o desenvolvimento do bebê. As injeções também reduzem o risco de desenvolver um outro coágulo ou ter embolia pulmonar.

Além do tratamento médico, que deve ser prescrito por um cirurgião vascular, o uso de meias de compressão e ter atividades físicas frequentes também contribuem para a sua saúde circulatória.

Caso você esteja grávida e apresenta alguns dos fatores de risco citados acima, marque uma consulta preventiva com a Dra. Giovanna Guarinello pelo Whats (41) 99152-2071.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Marque a sua consulta

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.