A cirurgia vascular, também chamada de medicina vascular, é a especialidade médica que se preocupa com o funcionamento e trata as doenças dos sistemas linfático e circulatório, que incluem veias, artérias e pequenos vasos sanguíneos. O médico vascular realiza tratamentos médicos clínicos e cirúrgicos de doenças, lesões e deformidades em artérias, veias e vasos linfáticos, com exceção da região cardíaca, área de especialidade da cardiologia e cirurgia cardíaca.
Para obter o título de cirurgião vascular, primeiramente o médico deve terminar o curso de Medicina, realizar a residência médica em cirurgia geral e posteriormente outra residência médica em Cirurgia Vascular.
As origens da Angiologia e da Cirurgia Vascular.
A origem do nome angiologia vem da palavra grega “angeion”, que significa vaso. Descoberto pelo egiptólogo alemão no ano de 1873, o Papiro de Ébers, um documento datado do ano 1550 a.C., já citavam as varizes, como “dilatações serpentiformes nos membros inferiores, enroladas, endurecidas, como nódulos cheios de ar”.
Considerado o pai da Medicina, Hipócrates citou em diversas obras as doenças venosas dos membros inferiores, sendo que alguns dos seus estudos estavam realmente muito próximos aos conhecimentos obtidos nos tempos modernos.
A formação e o dia a dia de um especialista em Cirurgia Vascular.
O médico vascular estuda doenças e enfermidades associadas aos sistemas circulatório e linfático. Esses dois sistemas são complementares e transportam sangue e líquidos através do corpo por meio de uma complexa rede de artérias, veias e vasos linfáticos. Enquanto o sistema vascular circulatório carrega o sangue vital, o sistema linfático livra o corpo das toxinas e ajuda a combater infecções, entre outras atribuições.
O cirurgião vascular necessita conhecer a estrutura e as características dos vários tipos de vasos sanguíneos do corpo, além de todas as alterações que podem ocorrer nesses vasos. Sua área de atuação inclui o tratamento de distúrbios como estreitamento ou fechamento, dilatação e inflamação dos vasos. É treinado para realizar uma variedade de exames, como o teste de ultrassom Doppler, por exemplo.
Além de determinar o diagnóstico de diversas doenças vasculares, pode obter competências como a remoção de varizes e tratamento das veias varicosas, trombose, artérias, como a Dra. Giovanna Guarinello, especialista em cirurgia dos vasos sanguíneos em Curitiba-PR.
O que trata e quais são as atribuições do Cirurgião Vascular
Algumas das doenças mais comuns associadas ao sistema vascular incluem a aterosclerose, aneurisma, bem como defeitos de desenvolvimento e malformações das artérias. Em termos de insuficiência venosa, as doenças mais frequentes incluem insuficiência venosa, malformação venosa ou tromboembolismo.
Compete também ao cirurgião vascular garantir que os pacientes com problemas de saúde vascular conheçam e compreendam as suas opções de tratamento clínico ou se devem ser encaminhados para cirurgia.
O Vascular trata doenças associadas a:
- Artérias (arteriopatia, aneurismas, doenças genéticas, vasculite).
- Veias (varizes, flebite, embolia pulmonar, malformações venosas).
- Microcirculação (fenômeno de Raynaud, embolia de colesterol).
- Sistema Linfático (linfedema, malformações).
Estão entre as principais atividades de um Angiologista e do Cirurgião Vascular:
- Tratamento de varizes e trombose.
- Administrar tratamentos preventivos a idosos.
- Tratamento e prevenção de pé diabético.
- Ser responsável pela execução de tratamentos estéticos.
- Promoção da saúde vascular.
- Tratamento e alívio dos sintomas de doença arterial e venosa periférica.
- Tratamento e manejo de ulceração venosa e arterial da perna.
- Desenvolvimento da qualidade de vida em pacientes com doença vascular.
- Prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) causada pela doença da artéria carótida.
Quando procurar um Cirurgião Vascular
A doença vascular é definida como aquela que afeta o sistema circulatório, excluindo as doenças do coração. Muitas vezes, a doença vascular é uma ameaça silenciosa, pois os sintomas podem ser súbitos ou simplesmente não aparecem de forma marcante.
Talvez você já seja candidato para um teste vascular, mas ainda não sabe!
Por isso, caso apresente algum dos fatores de risco abaixo, procure cirurgião vascular para marcar um check-up de rotina:
- Menos de 50 anos de idade com histórico de diabetes e outros fatores de risco, como obesidade, hipertensão ou doença arterial coronariana.
- Mais de 50 anos de idade.
- Qualquer idade, se tiver queixas ou história familiar de doenças vasculares.
Além dos fatores de risco, alguns sinais podem estar acontecendo no seu corpo e podem sugerir que um problema circulatório está acontecendo. Preste atenção aos seguintes sintomas:
- Peso nas pernas.
- Inchaço nas pernas e pés.
- Dor intensa em um ponto específico das pernas.
- Varizes ou veias varicosas.
- Membros inferiores doloridos.
- Cianose (mãos, pés ou mucosa da boca com cor azulada).
Como são detectadas as doenças vasculares.
A detecção precoce dos problemas vasculares (artérias e veias) em nosso corpo pode ser extremamente importante para a cura e a manutenção da saúde no futuro. Com base na experiência do seu cirurgião vascular, exames e testes podem ser solicitados com a finalidade de projetar a solução ideal para cada paciente.
Confira alguns exemplos de testes e exames para o diagnóstico de doenças do sistema arterial e venoso:
- Exame clínico com médico especializado (angiologista ou cirurgião vascular).
- Aferição da pressão sanguínea.
- Exames de sangue, incluindo colesterol e níveis de lipídios e marcadores inflamatórios.
- Teste para avaliação da condição da corrente sanguínea arterial e venosa.
- Ultrassom com Doppler do sistema venoso dos membros inferiores.
- Exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética nuclear.
- Questionário de hábitos alimentares e estilo de vida.