por Dra. Giovanna Guarinello | 18/03/2021 em Cirurgia Vascular

Para que serve o exame Eco Doppler das pernas?

O ultrassom Doppler venoso dos membros inferiores, também chamado de Eco Doppler das pernas, é um exame não invasivo que identifica o fluxo sanguíneo através dos vasos, permitindo ao médico especialista vascular a observação do sentido e volume do fluxo, a direção para onde o sangue flui, se oscila enquanto o paciente respira, se está indo para os locais corretos / esperados do corpo, etc. Ou seja, permite ao médico avaliar as alterações no fluxo venoso com alto grau de precisão.

É um exame ideal para o estudo das doenças venosas como varizes ou trombose, por exemplo, e uma poderosa ferramenta para o médico indicar os tratamentos mais adequados.

Como funciona o Eco Doppler.

O Eco Doppler é um exame de imagem indolor que reflete ondas sonoras de alta frequência (ultrassom) nos glóbulos vermelhos em circulação. Dessa forma, é possível visualizar o fluxo de sangue no local examinado, formando uma espécie de “mapa” da circulação do paciente.

Existem também diversos outros tipos de Eco Doppler, como arterial dos membros inferiores, das carótidas, cardíaco, visceral e transcraniano, entre outros, que podem ajudar a diagnosticar várias patologias, incluindo:

  • Diminuição da circulação sanguínea nas pernas.
  • Coágulos de sangue.
  • Insuficiência venosa (válvulas em mal funcionamento nas veias que podem fazer com que sangue se acumule nas pernas).
  • Problemas nas válvulas cardíacas.
  • Doenças cardíacas congênitas.
  • Oclusão arterial (artéria bloqueada).
  • Estenose da artéria carótida (estreitamento de uma artéria, como acontece comumente no pescoço).
  • Aneurismas.

O Eco Doppler também é útil para o seu médico verificar se há lesões em suas artérias ou monitorar tratamentos específicos em suas veias e artérias.

O exame deve obrigatoriamente ser realizado por um médico especialista, como angiologistas e médicos vasculares, pois são os profissionais que possuem ampla visão clínica das doenças do sistema circulatório, além de serem os mais aptos para o estabelecimento dos diagnósticos e a recomendação dos tratamentos corretos.

Para marcar uma consulta com a Dra. Giovanna Guarinello, ligue ou mande um Whats para (41) 99152-2071.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Marque a sua consulta

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.