por Dra. Giovanna Guarinello | 11/05/2021 em Trombose

Covid-19 e trombose: entenda essa relação.

A pandemia da Covid-19 está muito presente em nosso dia a dia e, apesar do avanço da vacinação, ainda demanda cuidados constantes. Como profissional de saúde, o comprometimento é integral, inclusive para entender como a doença provocada pelo coronavírus Sars-Cov-2 exerce influência na saúde vascular.

E uma das principais questões observadas nos últimos meses é a relação entre a Covid-19 e o desenvolvimento de trombose.

Porque os pacientes da Covid-19 apresentam maior risco de trombose.

O vírus desencadeia uma vasta produção de anticorpos que circulam pelo sangue, podendo causar coágulos em pessoas hospitalizadas. Essa inflamação de grande porte causada pelo vírus aumenta o número de citocinas no organismo. A citocina é uma molécula do sistema imune, composto ainda por linfócitos, macrófagos, monócitos e leucócitos. Quando o organismo é atacado, as citocinas reagem, causando uma nova inflamação para criar ainda mais anticorpos e, assim, acelerar o combate à doença.

Para combater a Covid-19, alguns pacientes desenvolvem uma resposta muito intensa, como uma “tempestade de citocinas”, que pode formar coágulos. Já foram encontrados casos não somente no pulmão, mas também no fígado, rins, cérebro e coração. Fatores que são severamente complicados pela imobilidade dos pacientes.

Prevenção é a melhor solução.

Evitar aglomeração de pessoas e contato físico direto (mantendo distância mínima de 2 metros das demais pessoas), utilizar álcool gel para descontaminação das mãos ou lavá-las com água e sabão, sempre utilizar máscaras (de preferência as do tipo PFF2/N95) e realizar o teste assim que apresentar qualquer sintoma são passos fundamentais para evitar o contágio e a transmissão da Covid-19.

Cuide-se bem e não hesite em marcar uma consulta, caso você tenha alguma dúvida sobre saúde vascular. Meu contato pelo WhatsApp é (41) 99152-2071.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Marque a sua consulta

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.