Tratamento para Pé Diabético
Pé diabético é uma doença que acomete os pés de pacientes com Diabetes Mellitus em situação de descontrole. O aparecimento das feridas ocorre quando a circulação sanguínea é deficiente e/ou os níveis de glicemia estão mal controlados.
As 3 principais alterações são:
- Alterações nas circulações das pernas (artérias): o diabetes descontrolado calcifica e "endurece" as artérias, dificultando a passagem e a quantidade de sangue que chegam aos pés.
- Alteração de sensibilidade (neuropatia): a hiperglicemia, que é o açúcar elevado no sangue, causa alterações (diminuição da condução elétrica) nos nervos periféricos e sensitivos do pé e muitas vezes pequenos machucados e feridas podem inicialmente passar despercebidos.
- Infecção: os elevados níveis de glicose na circulação acarretam em deficiência imunológica e consequentemente diminuição do combate a infecções.
Tratamentos
Os tratamentos são estabelecidos pelo cirurgião vascular após exame minucioso dos pés. No caso do pé diabético com infeção, o doente é geralmente medicado com antibióticos. Quando as feridas não cicatrizam pela falta de sangue, é necessário resolver as oclusões das artérias através de cirurgia.