Meu maior propósito como profissional da saúde sempre foi garantir o bem estar dos meus pacientes, por isso, queria contar pra vocês algumas situações do dia a dia que podem ser evitadas com o intuito de tentar prevenir o aparecimento de doenças vasculares.
Existem diversos fatores que contribuem para o surgimento das doenças vasculares, estas que por muitas vezes podem ser evitadas, a partir de um tratamento médico, ou com a adaptação de um novo estilo de vida. Gosto sempre de ressaltar que algumas doenças vasculares como as varizes, podem ter origem genética e mesmo que algumas medidas não evitem seu surgimento, elas podem diminuir sua gravidade.
Foi pensando nesses aspectos que decidi apresentar alguns fatores que contribuem para o surgimento das doenças vasculares.
Sedentarismo
Sabemos que nosso corpo foi feito para estar em constante movimento, com a realização de atividades ajudamos não apenas o sistema vascular, mas também nossa saúde física e mental.
Quando não praticamos atividades físicas por pelo menos 30 minutos e ao menos 3x na semana, somos considerados sedentários! E levar esse estilo de vida é um dos principais fatores para o surgimento de doenças vasculares.
Quero que vocês saibam que não é necessário correr uma maratona, ou nunca mais sentar em seu sofá para ver alguma programação, por exemplo. Mas reforço que é imprescindível colocar o corpo em movimento, uma simples caminhada diária já contribui para a melhor circulação do sangue em seu corpo.
Tabagismo
Assim como o sedentarismo, o tabagismo segue sendo um dos fatores que comprometem o sistema vascular, isso ocorre pelo fato de que a nicotina está ligada com a inflamação dos vasos sanguíneos.
Desse modo os vasos ficam mais suscetíveis ao entupimento, podendo levar a processos de trombose, por exemplo. Acredite, o simples fato de estar em contato com a fumaça emitida pelos cigarros já é o suficiente para ativar esta inflamação.
Para além disso, o cigarro dificulta o processo de cicatrização , aumenta o risco de coágulos, além de aumentar o risco de amputações.
Anticoncepcionais
Existem dois tipos de pílulas anticoncepcionais, aquelas que são chamadas de combinadas (pois possuem 2 tipos de hormônios – estrogênio e progesterona) e aquelas apenas de progesterona. Quando falamos da relação entre pílula anticoncepcional e trombose, estamos nos referindo às combinadas, pois o estrogênio é o hormônio responsável por aumentar o risco de formação de coágulos.
Acredito que devem estar se perguntando: “Dra. Giovanna e agora? Preciso parar de tomar anticoncepcionais?”
É importante ressaltar que as pílulas são um fator que podem aumentar as chances de adquirir doenças vasculares, mas existem critérios que nos guiam quanto à orientação de quem pode ou não usar.
Por isso aqui a dica mais importante é: NUNCA inicie um anticoncepcional sem antes consultar um médico, preferencialmente ginecologista. Muitas pessoas acabam utilizando a pílula indicada por uma amiga ou parente e é nessas horas que você se coloca em risco.
Me conta, ficou com alguma dúvida em relação aos fatores que contribuem para o surgimento das doenças vasculares? Deixa a sua pergunta aqui nos comentários.
Não deixe de conferir os outros temas abordados em nosso blog:
- Trombose venosa profunda
- Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA)
- Obstrução nas Artérias do Pescoço
- Doença Arterial Obstrutiva Periférica
- Oclusão Arterial Aguda
- Pé Diabético
Acompanhe outros conteúdos no meu Instagram e Facebook.