por Dra. Giovanna Guarinello | 31/05/2021 em Varizes

Varizes: mais do que uma questão estética.

A primeira coisa que as pessoas pensam sobre varizes diz respeito à aparência das pernas. No entanto, o surgimento das veias varicosas deve despertar a consciência para uma questão mais importante: a saúde vascular.

Qual é o significado do aparecimento dessas veias e o que elas representam é o que vamos entender melhor no conteúdo de hoje.

Como as varizes são formadas?

Basicamente, as veias varicosas surgem de duas maneirasdiferentes. A primeira é quando, por algum motivo, as válvulas presentes nas suas veias estão prejudicadas. A função das válvulas é evitar que o sangue se acumule durante o trajeto de volta ao pulmão ou coração. Caso alguma dessas válvulas estejam danificadas, elas não conseguem fazer esse trabalho adequadamente. Essa incapacidade leva ao acúmulo de sangue, que acaba aparecendo na superfície das pernas como veias varicosas.

Outro motivo comum do surgimento de varizes é o enfraquecimento das paredes das veias. Isso significa que elas perdem a capacidade de aguentar a pressão do sangue que flui através delas. O resultado são veias inchadas, que aumentam de tamanho e ficam retorcidas.

O diagnóstico das varizes.

Para diagnosticar as varizes, o especialista em Cirurgia Vascular irá realizar um exame físico, incluindo a verificação das suas pernas enquanto você está de pé para averiguar se há inchaço ou dor.

Um teste de ultrassom (Eco Doppler) poderá ser realizado para estabelecer se as válvulas das suas veias estão funcionando normalmente e se há qualquer evidência da formação de refluxo ou coágulos sanguíneos.

A importância do tratamento de varizes.

Quem foi acometido por veias varicosas por um longo período pode desenvolver complicações, como as úlceras na pele. Além disso, as varizes, quando não tratadas, podem evoluir para uma forma mais séria de doença venosa chamada Insuficiência Venosa Crônica, condição que causa um acúmulo de líquido nas pernas.

Existem diversas maneiras de tratamento das varizes e será o Cirurgião Vascular que irá indicar a melhor opção para cada caso. Métodos modernos como a Terapia de Ablação Endovenosa e a Escleroterapia proporcionam ótimos resultados com um mínimo de desconforto, além de pronta recuperação para os pacientes.

Dra. Giovanna Guarinello, Cirurgiã Vascular em Curitiba-PR, está disponível para tratamento de varizes: ligue ou mande um Whats para (41) 99152-2071 e marque sua consulta.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Marque a sua consulta

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h.