O que é Trombose Venosa Profunda? É isso que vamos responder em detalhes no primeiro post do blog em 2022.
Falando nisso, Feliz Ano Novo, gente! Espero que vocês estejam gostando dos conteúdos do nosso blog e que você use os comentários abaixo para deixar qualquer dúvida que você tiver sobre o assunto. Será um prazer responder sua questão!
Trombose venosa profunda é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia localizada no interior de uma parte do corpo, geralmente na parte inferior das pernas e das coxas. O coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar inchaço e dor.
Causas, sintomas e diagnóstico da Trombose Venosa Profunda.
A trombose venosa profunda é causada pela formação de trombos (coágulos) no interior das veias profundas, geralmente nas pernas. Pode ocorrer em qualquer idade ou sexo, porém, é mais frequente com idade mais avançada.
Os sintomas dessa doença são bem característicos e o diagnóstico é feito a partir da dor, que é aguda, podendo acometer a panturrilha ou toda a perna, que geralmente fica muito inchada.
Conheça os sinais mais comuns da trombose venosa profunda:
- Dor intensa e repentina;
- Dor ao apertar a perna;
- Inchaço repentino;
- Alteração da cor (arroxeada);
- Dilatação das veias superficiais;
- Endurecimento muscular.
Precisa procurar o médico o mais rápido possível qualquer paciente que apresente dor e ou inchaço repentinos, principalmente se somente em uma das pernas ou braços. Também pessoas predispostas à doença ou expostas aos fatores de risco que podem causar a doença devem marcar consultas preventivas.
Fatores de risco da Trombose Venosa Profunda.
A trombose venosa profunda desenvolve-se quando a circulação está prejudicada. Lentidão da circulação sanguínea, de lesões nas veias ou aumento da coagulação do sangue, por exemplo, podem contribuir para a formação de trombos.
Os principais fatores de risco para a trombose são o pós-operatório de cirurgias, longas viagens, uso de anticoncepcional, cigarro, histórico familiar, doenças do sangue (trombofilias), gestação, entre outros.
Conheça outros fatores que podem causar a Trombose Venosa Profunda:
- Idade acima de 60 anos;
- Histórico de cirurgias;
- Imobilização prolongada (como em viagens ou acamados);
- Uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal para menopausa;
- Gravidez e Pós-parto;
- Distúrbios da coagulação;
- Obesidade;
- Câncer.
Diagnóstico e complicações da Trombose Venosa Profunda.
O maior perigo da trombose venosa profunda é que o coágulo pode se desprender e causar um problema sério no pulmão ou outros órgãos vitais. A principal complicação é a embolia pulmonar, condição grave que apresenta risco de morte, pois pode causar subitamente dificuldade do sangue chegar até o pulmão, causando dor no peito e falta de ar.
Outra complicação que pode aparecer alguns anos depois são as varizes, com risco de formação de úlceras venosas.
Para confirmar a doença, o médico pode solicitar os seguintes exames:
- Exame e sangue chamado de Dímero D;
- Ecografia (Eco-doppler) das veias superficiais e profundas.
Prevenção e tratamentos da Trombose Venosa Profunda.
Uma dieta saudável e praticar exercícios físicos ou caminhadas com frequência estimula a circulação e é um bom começo para prevenir a trombose vascular profunda. É preciso tomar cuidados adicionais antes de longas viagens ou quando se trabalha ficando muito tempo em pé ou sentado.
Quando for fazer uma longa viagem de carro ou avião, lembre-se de tomar bastante água e fazer algumas pausas para levantar, caminhar e esticar as pernas. O mesmo vale para quem trabalha em casa ou no escritório e fica longas horas em frente ao computador. Mexa-se sempre que possível!Para ser tratada, a Trombose Venosa Profunda geralmente é controlada com remédios anticoagulantes. Porém, em alguns casos, outros tratamentos podem ser definidos pelo Cirurgião Vascular, como intervenções cirúrgicas, por exemplo.
Termino lembrando que doenças circulatórias, como a trombose venosa profunda, são mais comuns em pacientes idosos. Por isso, uma avaliação preventiva é necessária, principalmente se houver histórico familiar de aneurismas, amputações ou má circulação.
Muito obrigada e até o mês que vem!Confira também mais conteúdos da cartilha Angiolab, desenvolvida por mim com diversos colaboradores com suporte da Liangio (Liga de Angiologia e Cirurgia Vascular).
- Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA)
- Obstrução nas Artérias do Pescoço
- Doença Arterial Obstrutiva Periférica
- Oclusão Arterial Aguda
- Pé diabético
Fontes: Cartilha Angiolab, Manual Merck.