Varizes são veias sob a pele das pernas que se tornaram muito largas, salientes e/ou tortuosas. Varizes são muito comuns, inclusive em meu consultório, representando a maioria dos pacientes que se consultam comigo.
Por isso, o assunto não poderia faltar nem nesse blog nem como tema de problemas vasculares na cartilha de Medicina Vascular que elaboramos para o Laboratório Angiolab. Hoje, vou reunir aqui todo o conteúdo elaborado sobre varizes desde o ano passado, para que você tire todas as dúvidas sobre o assunto.
Vamos conferir esse resumo comigo?
Como surgem as varizes.
Em nosso sistema circulatório, o sangue flui do coração para as pernas pelas artérias e retorna pelas veias. Existem 2 sistemas venosos principais nas pernas:
- Veias profundas
Estão localizadas entre os músculos e fornecem a maior parte do retorno do sangue das pernas para o coração ( cerca de 85-95% do retorno sanguíneo das pernas) - Veias Superficiais
São veias que ficam acima da musculatura mais superficiais , menos importantes para a chamada “grande circulação” pois drenam apenas os 5-10% restante de sangue! Essas são das veias que podem formar varizes.
Todas essas veias contêm válvulas que deveriam permitir que o sangue fluísse apenas em direção ao coração. Quando acontecem falhas nessas válvulas, parte do sangue acaba indo na direção contrária através das veias, causando um excesso de pressão e, consequentemente, a dilatação das mesmas. O que conhecemos como “Refluxo”. De maneira geral, é isso que provoca o aparecimento de varizes.
Para saber mais: confira a diferença entre varizes, microvarizes e veias varicosas.
Em quem é mais comum?
Varizes são mais comuns em mulheres. Embora as varizes possam ocorrer em ambos os sexos, as mulheres superam os homens na proporção de dois para um. As principais razões para isso são duas: hormônios e gravidez.
Quais são os fatores que podem causar a doença?
- Idade acima de 40 anos;
- Histórico familiar;
- Profissões que necessitam ficar muito tempo em pé;
- Uso de anticoncepcionais;
- Gravidez;
- Obesidade.
Para saber mais: confira as causas das varizes.
Quais são os sintomas causados pelas varizes?
- Dor tipo peso ou cansaço, geralmente ao final do dia, que melhora com a elevação das pernas;
- Inchaço também ao final do dia;
- Veias dilatadas e tortuosas (varizes);
- Manchas escuras na pele (geralmente perto do tornozelo);
- Úlceras venosas.
Para saber mais: confira como prevenir as varizes.
Confira também mitos e verdades sobre as varizes.
Quais são as complicações que podem decorrer da doença?
A principal complicação é a úlcera venosa. Cerca de 73% das úlceras de perna são de origem venosa e podem aparecer por varizes não tratadas ou até mesmo como sequelas de uma trombose venosa profunda prévia. As lesões acontecem geralmente nos tornozelos ou terço inferior das pernas e pés e são causadas por problemas na circulação de retorno de sangue. A doença ocasiona perda parcial da capacidade funcional do membro afetado, afetando o dia a dia dos pacientes. São de difícil cicatrização e podem infeccionar.
Veja por que é tão importante tratar as varizes, muito além da questão estética.
Como as varizes podem ser tratadas?
Existem várias maneiras de tratar as varizes dependendo de cada caso, por isso é importante a avaliação médica. Pode ser tratado com remédios, meias elásticas, cirurgia, espuma e laser.
Felizmente, a maioria dos tratamentos atuais, como a Escleroterapia, são pouco invasivos, com recuperação rápida e o retorno praticamente imediato à rotina.
O diagnóstico da doença é feito através do exame clínico realizado no consultório porém o exame mais utilizado para pesquisar a magnitude da doença assim como avaliar as veias profundas é a ecografia (Eco-Doppler) das veias superficiais e profundas. Saiba mais sobre o Eco Doppler das Pernas.
Então, sobrou alguma dúvida?
Deixe sua pergunta aqui nos comentários que será um prazer respondê-la.
Obrigada pela atenção e não deixe de conferir os outros conteúdos que preparamos com base na cartilha Angiolab:
- Trombose venosa profunda
- Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA)
- Obstrução nas Artérias do Pescoço
- Doença Arterial Obstrutiva Periférica
- Oclusão Arterial Aguda
- Pé Diabético
- Erisipela
Fontes: Sociedad de Radiologia Española, Cartilha Angiolab, Blog Dra. Giovanna Guarinello